FOTOGRAFAR A NATUREZA
ANTOTIPIA PARA FAMÍLIAS E CRIANÇAS
com Lorena Travassos
curso presencial

26 JUNHO - sábado, 11-13h

Já pensou em fazer fotografias utilizando plantas? John Herschel, em 1842, já produzia imagens utilizando o extrato de flores para impressão de imagens. Esse processo de impressão fotográfica chama-se antotipia (antho: flor) e pode ser feito por qualquer um, basta ter um pouco de paciência para extrair pigmentos fotossensíveis de flores e folhas e esperar que a luz do sol imprima as imagens.


O curso tem o objetivo de ensinar a criar imagens sustentáveis, utilizando folhas, flores e condimentos para impressão de elementos da natureza. No entanto, tudo é feito naturalmente, sem adição de quaisquer químicos e com a ajuda da luz do sol para produzir "fotografias" da natureza. 

 

Objetivos

  • Apresentar um processo fotográfico de baixo impacto ambiental ao utilizar alimentos e condimentos, sem materiais químicos ou tóxicos, para imprimir imagens;

  • Estimular a criatividade através da produção de imagens;

  • Exercitar a paciência e observação da natureza com o agir do sol e compreensão do processo fotográfico.

 

Especificações

O curso direcionado exclusivamente para crianças deve ter em consideração que é apropriado a partir dos 05 (cinco) anos de idade c/ acompanhante OU a partir dos 07 anos sem acompanhamento de pai ou responsável. Não há, entretanto, idade máxima para acompanhamento do curso.

Sobre a facilitadora

Lorena é doutorada em Ciências da Comunicação (NOVA, Lisboa), no ramo “Comunicação e Arte”, com especialidade em Fotografia. Mestre em Comunicação (UFPB, Brasil) e fotógrafa. Atualmente é professora de História e Técnicas Fotográficas na Universidade Lusófona, na licenciatura de Fotografia, e investigadora assistente no projeto Photo Impulse (financiado pela FCT-PTDC/COM-OUT/29608/2017). É investigadora integrada do ICNOVA e formadora em cursos livres de fotografia na Cinemateca Portuguesa Júnior (Antotipia para famílias). 

lorena_perfil.jpeg

Como e onde vai ser?

Será 1 encontro PRESENCIAL, no sábado dia 26 de junho, das 11h às 13h. Aulas serão realizadas na nova sede da VALSA

(Rua Angelina Vidal, 13 - Lisboa)

Investimento

25€ (com material incluso)

o pagamento deverá ser feito por transferência bancária e o comprovativo enviado por email para: lorenatravassos1@gmail.com

LORENA CHRISTINA BARROS TRAVASSOS 

IBAN: PT50 0023 0000 45485313818 94 

            QUERO INSCREVER-ME!

Obrigada! Em breve entraremos em contacto :)