DESCOLONIZA
TEU FEMINISMO
pela Sou Elas facilitado por Ana Marinho
(feminista, pesquisadora e cofundadora da Sou Elas)
A Sou Elas é uma rede de ações afirmativas e coletivas
pela equidade de gênero e racial
curso presencial

22, 29 MAIO e 5 JUNHO - sábados, 10-12h

No intuito de fortalecer o diálogo e contribuir com o debate sobre as questões de gênero, por uma visão interseccional e coletiva, a Sou Elas apresenta a proposta para realização de uma oficina sobre feminismo decolonial, a partir do pensamento de Françoise Vergès1 no livro Um feminismo decolonial, editora Ubu, ano 2020.

• Sobre a Sou Elas
Somos uma rede de ações afirmativas e coletivas pela equidade de gênero e racial, fundada em 2018 a partir do projeto Executiva. Nesses três anos fomos ganhando forma e repertório de atuação. Realizamos projetos, diálogos e palestras com outras organizações e o corporativo.


A partir dessas experiências, a Executiva passa a ser Sou Elas, ampliando a discussão de gênero para além do corporativo, trazendo uma visão interseccional de estratégias coletivas.


• Sobre o projeto
Realização do 1a ciclo de oficinas sobre feminismo decolonial a partir do pensamento de Françoise Vergès no livro: Um feminismo decolonial, editora Ubu, 2020, e, adicionalmente, um capítulo - que será definido com o grupo - da obra das pensadoras Angela Davis, no livro Mulher, Raça e Classe e Lia Vainer Schucman, no livro Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo.


Na oficina serão propostas discussões sobre:

 

i) O que é decolonialidade ou o pensamento decolonial?

ii) Como colonialidade nos atravessa como sujeitos no cotidiano e nas nossas relações?

iii) Como podemos atuar pela descolonização na prática social e política?
 

Adotando nos encontros as medidas sanitárias impostas pela pandemia, a dinâmica será participativa (mantendo distância social) e em formato de roda, proporcionando que se tenha um debate entre as pessoas
participantes.


Para que todas, todes e todos possam acompanhar o debate serão disponibilizados os referidos capítulos das obras em formato digital (PDF), respeitando os direitos autorais das autoras.


A facilitadora da oficina será Ana Marinho, advogada feminista, pesquisadora de Direitos Humanos e Gênero. Mestranda do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Cofundadora da Sou Elas.

Como e onde vai ser?

Serão 3 encontros PRESENCIAIS, em 3 sábados, com a duração de 2h cada. Aulas serão realizadas na nova sede da VALSA (Rua Angelina Vidal, 13 - Lisboa)

Investimento

 

25€ (público geral) / 18€ (migues da VALSA)

Caso não possa pagar, mas queira participar do debate pode requerer a isenção em ola@souelas.com.br

 

o pagamento deverá ser feito por transferência bancária e o comprovativo enviado para valsavalsou@gmail.com

IBAN: DE40 1001 1001 2623 6038 78  Banco: N26 (Ana Marinho)

            QUERO INSCREVER-ME!

Obrigada! Em breve entraremos em contacto :)